Composição Coreográfica Contemporânea: a cena de dança em redes sistêmicas de improvisação

  • Maria de Lurdes Barros da Paixão

Resumo

As diferentes formas de improvisação utilizadas nos processos criativos em
dança instauram novas poéticas na reelaboração estético-dramatúrgicocoreográfica
das danças de matrizes africanas. Este trabalho propõe refletir
sobre a improvisação em dança em suas diferentes formas, a saber:
Improvisação para desenvolver processos de criação, em outra perspectiva, a
improvisação enquanto estética coreográfica, realizada em tempo real diante
do espectador. Tanto no primeiro, quanto no segundo exemplo a improvisação
é a estratégia utilizada pela dança, porém, com objetivos distintos, e em formas
e graus diferenciados de complexidade e subjetividade. A improvisação em
dança promove o diálogo entre tradição e contemporaneidade, nessa
perspectiva, propomos a presente reflexão.

Referências

BARROS, Manoel de. O Livro das Ignorãnças. Rio de Janeiro: Record,2008.

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e Wupertal dança-teatro: repetição e

transformação. São Paulo: Annablume, 2007.

PASSOS, Eduardo. KAUTRUP, Virginia. ESCÓSSIA, Liliana.(Org.). Pista do

Método de Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade.

Porto Alegre: Sulina, 2010.

SILVA, Hugo Leonardo da. Poética da Oportunidade: estruturas coreográficas abertas à improvisação. Salvador: EDUFBA, 2009.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações