Intermedialidade na criação cênica: ator e tecnologia

  • Marta Isaacsson

Resumo

Este estudo se insere dentro do projeto Cena e Intermedialidade, cujo foco são
as operaçãos intermediais construídas pela cena com os dispositivos
tecnológicos de produção de imagem. A partir da análise de um conjunto de
criações contemporâneas, o trabalho identifica três modalidades de interação
entre os atores/bailarinos e as superfícies de projeção empregadas (corpos,
tela e monitor). Destaca que apropriação da tecnologia, sob o princípio de
interação intermedial, é capaz de desvendar as medialidades envolvidas e,
consequentemente, a cena evidencia uma artificialidade assumida em seu jogo
com a tecnologia.

Referências

BOLTER Jay e GRUSIN Richard. Remediation: Understanding New Media. Cambridge: MA; London: MIT Press, 2000.

MOSER Walter. L'interartialité: pour une archéologie de l'intermédialité. Intermedialité et socialité: histoire et géographie d'un concept, Munster, v. 14, 2007, p. 69-92.

MÜLLER Jurgen. Vers l'intermédialité. Histoires, positions et options d'un axe de pertinence. Médiamorphoses, Bry-sur-Marne, INA, v. 16, 2006, pp. 99-110.