A Paisagem Sonora e as sonoridades da cena

  • César Lignelli

Resumo

A fim de abordar aspectos das sonoridades (palavra, musica de cena e
sonoplastia) em seus fazeres teatrais, professores, atores, diretores e
sonoplastas tem utilizado com certa recorrência no Brasil o conceito de
paisagem sonora para tal fim. Esse conceito foi cunhado pelo compositor e
autor canadense Raymond Murray Schafer nos anos 70 do século XX. Desde
então, tem tido uma relevância considerável em pesquisas de distintas áreas
de conhecimento. O presente artigo problematiza sua utilização como uma
possibilidade de se refletir sobre as sonoridades da cena e algumas de suas
variáveis. Para tal, são apresentadas as definições de paisagem sonora, som
fundamental, marca e sinal sonoro que, na perspectiva de Schafer, compõem o
conceito de paisagem sonora. Após está exposição, é realizado um cruzamento
entre tais conceitos e as especificidades dos sons identificados na cena. Por
fim, são realizadas apreciações sobre a efetividade do uso do referido conceito
nas artes cênicas.

Referências

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