Ação vocal: ampliando conceitos e resgatando liberdade expressiva

  • Ernani Maletta

Resumo

Em primeiro lugar, o trabalho trata da compreensão da voz como um fenômeno que
contém aspectos não necessariamente sonoros. Assim, além do som produzido pela
vibração das pregas vocais, na ideia de voz deveria obrigatoriamente estar incluída a
manifestação de partes ou mesmo de todo o corpo humano, do que não pode prescindir o
sujeito fonador para que possa expressar os seus pensamentos, desejos, suas
necessidades e os seus pontos de vista. Dessa forma, a ação vocal começa pela
expressão do movimento do corpo, antes que qualquer – ou mesmo nenhum – som seja
produzido. Com base nessa ideia, a partir do momento em que aprendemos a andar e a
falar, o que representaria um aumento progressivo do nosso potencial expressivo, ocorre
contraditoriamente a perda contínua da nossa liberdade expressiva vocal, por estar
condicionada às regras limitadoras próprias da convivência social. A principal referência
para a discussão proposta é a pesquisadora e artista italiana Francesca Della Monica, em
particular no que se refere aos seus conceitos de espaço vocal histórico e espaço vocal
mítico. Por fim, o texto apresenta alguns princípios que deveriam orientar o trabalho vocal
no teatro.

Referências

DELLA MONICA, Francesca; MALETTA, Ernani. Intorno agli spazi dell’azione vocale, In: L. Mello (Org), Teatro Laboratorio Toscana diretto da Federico Tiezzi, Pisa, Titivillus, 2013, p. 69-72.