A conectividade expandida no artista da dança: relação sujeito-espaço-composição

  • Líria A. Morais
  • Ivani Santana

Resumo

Discussão sobre a conexão corpo-espaço, na perspectiva do artista da dança,
quando implicado numa composição realizada em espaços alternativos. É
apresentado um exemplo de exercício prático de conectividade, que parece
potencializar a percepção do artista sobre o reposicionamento de si mesmo em
relação ao espaço da composição em dança. Esse exemplo foi utilizado dentre
outras situações, durante a condução conjunta da oficina preparatória da
intervenção urbana {Pingos&Pigmentos}(Rita Aquino),Coletivo Construções
Compartilhadas, projeto Palco Giratório Sesc, 2013. Propõe-se que todo lugar
é um complexo de macro e micro-organização, e que o artista está inserido
nesse complexo enquanto sujeito atravessado por processos perceptivos que
ocorre entre sua singularidade e aquilo que está ao seu redor.

Referências

GIL, José. A Imagem-nua e as Pequenas Percepções - Estética e

Metafenomenologia. Tradução de Miguel Serras Pereira. Relógio D´´Agua

Editores, Lisboa, 2005.

_________. Movimento Total - O corpo e a dança. Tradução de Miguel

Serras Pereira. Iluminuras, São Paulo, 2005.

HOUSSAIS, Dicionário Eletrônico da Lingua Portuguesa.

MORAIS, Líria de A. Emergências cênicas em dança: a conectividade entre

dançarinos no momento cênico improvisado. Dissertação de mestrado.

PPGDança, UFBa, 2010.

FONSECA, João D. Autopoiésis: uma introdução às ideias de Maturana e

Varela. Editorial Rewies, Lisboa 2008