A casa partida ao meio: diálogos da criação na dramaturgia de Partiste
Resumo
O artigo levanta uma reflexão acerca dos componentes envolvidos na criaçãoda peça Partiste, de Paulo Henrique Alcântara, cuja história gira em torno de
um pequeno núcleo familiar marcado pela saudade e o enfrentamento da
morte. O texto é discutido neste trabalho, o qual aborda seus personagens e
principais temáticas. Além de uma análise da dramaturgia, é tratado como se
processou a feitura desta peça sobre o “ir embora”, revelando, basicamente,
quais os diálogos criadores promovidos na concepção da mesma. A obra foi
estruturada a partir do entrecruzamento entre memória e invenção, com a
utilização de vivências reais do autor, mescladas à ficção. Além de tratar desta
aliança, o artigo aborda a presença da poética de Adélia Prado, cujos versos e
contos também contribuíram, por meio da intertextualidade, para a tessitura
dramatúrgica em questão. Outros artistas e teóricos são convocados para
fundamentar o estudo, tais como Ítalo Calvino e Gaston Bachelard.
Referências
ALCÂNTARA, Paulo Henrique. Partiste. (Texto encenado e ainda não
publicado).
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes,
CALVINO, Ítalo. Seis Propostas Para o Próximo Milênio. São Paulo:
Companhia das Letras, 2009.
DRUMMOND, Carlos de Andrade. Nova Reunião – 19 livros de poesia:
Volume 1. Rio de Janeiro: José Olímpio Editora, 1987.
PRADO, Adélia. Poesia reunida. São Paulo: Editora Siciliano, 1991.
Revista Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Segmento. Número 38, 2008.
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade