Reinvenção no Picadeiro: a memória corporal dos palhaços itinerantes

  • Alda Fátima de Souza
  • Eliene Benício Amâncio Costa

Resumo

Esta comunicação objetiva elencar a memória corporal dos palhaços Chokito,
Gostosinho, Pipo e Salsicha, dos circos itinerantes Washington, Shenayder,
Kadoshy e Ascoly, respectivamente. Analisa-se a memória corporal segundo a
criação de uma partitura baseada nas nomenclaturas dos movimentos
corporais propostas por Laban. Esses palhaços pertencem à terceira geração
de João Francisco Silva, o palhaço Cadilac, que deu início a uma família
circense a partir de 1950. Esse palhaço é objeto da dissertação de mestrado “O
Palhaço Cadilac e a Memória Apreendida: a reinvenção de uma tradição”. As
partituras de cada palhaço, apresentadas nos picadeiros dos referidos circos,
possuem características próprias de cada criador desses personagens, que
reinventam novas formas de encenarem palhaçadas transmitidas oralmente. A
construção empírica de cada personagem-palhaço é possível por intermédio
dos sentidos auditivos e visuais, relacionando-os com a vivência sinestésica
diária ocorrida nesses circos. Ao transcender a efemeridade da encenação
desses palhaços, o registro da partitura corporal poderá auxiliar a criação de
futuros personagens-palhaços.

Referências

BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.

________________________. Circos e Palhaços Brasileiros. São Paulo:

Cultura Acadêmica, 2009.

DUVIGNAUD, Jean. Festas e Civilizações. Trad. L. F. Raposo Fontenelle. Rio

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RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2005.