O debate entre “tradição” e contemporaneidade: notas sobre os Bonecos de Santo Aleixo de Évora e o Teatro de Mamulengos pernambucano

  • Adriana Schneider Alcure

Resumo

Os Bonecos de Santo Aleixo são um espetáculo de títeres de varão
alentejanos. As técnicas e os elementos teatrais desta expressão, utilizados
pelos mestres Manuel Jaleca e António Talhinhas, foram transmitidos em
meados dos anos 1980 aos atores do Centro Dramático de Évora, que
passaram a ser os portadores dos bonecos e do saber destes mestres. Desde
então, estes atores profissionais vêm garantindo a permanência do espetáculo,
a partir de conceitos e noções específicas de “tradição”, “origem”,
“autenticidade” e “patrimônio”. Os Bonecos de Santo Aleixo são os anfitriões da
Bienal Internacional de Marionetas de Évora, desde 1987. Paralelamente ao
evento, ocorre, desde 1997, o Seminário Internacional de Marionetas de Évora,
promovido pelo Centro de História da Arte e Investigação Artística, da
Universidade de Évora. O SIME vem discutindo a experiência dos Bonecos de
Santo Aleixo em contraste com questões contemporâneas, relacionando estas
abordagens a outras expressões do teatro de bonecos. O Mamulengo
pernambucano tem sido recorrentemente trazido a este debate, oferecendo
perspectivas distintas de conceitos e noções que vêm construindo os
discursos, as políticas culturais, as ideologias e as definições acerca dessas
formas teatrais. Esta comunicação abordará e problematizará este debate.

Referências

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