Carnaval em Bacantes

  • Camila Aschermann Mendes de Almeida
  • Edélcio Mostaço

Resumo

Este artigo aborda o espetáculo Bacantes, encenado pelo Teatro Oficina a
partir da perspectiva da carnavalização como proposta por Mikhail Bakhtin.
Diversos elementos nele presentes apontam para essa perspectiva, como a
representação aberta e inacabada, as imagens ambivalentes, a capacidade de
autorregeneração e autotransformação, a inversão dos poderes estabelecidos,
em que os grandes são destronados e os inferiores coroados, instaurando um
movimento de subversão e ruptura em relação aos cânones clássicos. A
montagem pode, ainda, ser situada num espaço liminar, entre o rito e a
performance.

Referências

BRAIT, Beth. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

__________. Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

EURÍPIDES. Medeia; As bacantes. São Paulo: Abril Cultural, 1976.

VIANNA, Vera Lúcia Lenz; PIRES, Vera Lúcia. Bakhtin: diálogos

inconclusos. Santa Maria, 2000.

Site oficial do Grupo Oficina: < www.teatroficina.com.br>.