O Drama Minimal: Apontamentos para uma Poética-Política do Menos

  • Alex Beigui

Resumo

A partir de uma longa tradição dos estudos teatrais, percebe-se um movimento
de afunilamento da cena teatral que influenciou e vem influenciando
sobremaneira o texto teatral contemporâneo. Pode-se associar essa tendência
a dois movimentos estéticos: ao Minimalismo, pautado na eliminação do
excesso das formas simbólicas; e ao Desconstrutivismo, expoente da negação
dos sistemas macropolíticos de interpretação do sujeito e das suas relações
sociais. Soma-se à crise da representação, a crise do coletivo e da ideia de
grupo, bem como o problema que a escrita teatral ocupa dentro e fora do
espaço público em seu permanente jogo de acomodações do desejo privado
do artista. Para avançarmos na questão, apontamos como marco desse
afunilamento do drama e da cena a coletânea das peças de um ato intitulada
First Season, de Israel Horovitz e mais especificamente seu texto Acrobats,
marco da inserção da fisicalidade enquanto elemento da escrita dramática.

Referências

CANTON, Katia. Da Política às Micropolíticas. São Paul: Martins Fontes,

DELEUZE, Gilles. Sobre o Teatro: um manifesto do menos. Trad. Fátima

Saad, Ovídio de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

GUATTARI, Félix et al. Micropolítica, cartografias do desejo, Petrópolis:

Vozes, 1986.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: o que o sentido não

consegue transmitir. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contratempo:

Ed. PUC-RIO, 2010.

HOROVITZ, Israel. “Acrobatas”. In: Teatro Contemporâneo: quinze peças de um ato. São Paulo: Cultrix, s/d.