O treinamento do ator na perspectiva do teatro de rua
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o trabalho de treinamento do atorpara a rua, conceituando a expressão “treinamento” segundo a concepção
utilizada por Eugenio Barba. A intenção da pesquisa é de elencar quais
elementos do treinamento do ator se fazem imprescindíveis para a atuação na
rua, partindo da observação de um grupo específico que será escolhido
durante os primeiros meses do projeto. Neste período o grupo escolhido será
acompanhado no seu processo de ensaios e posteriormente de apresentações,
podendo assim relacionar os elementos identificados no treinamento e seu
diálogo com o público, tentando analisar desta forma quais elementos
permanecem e quais não funcionam. Outros parceiros teóricos farão parte da
pesquisa como: Narciso Telles, André Carreira, Licko Turle, Gilberto Icle e
Jessé Oliveira, contribuindo dessa forma para o enriquecimento da pesquisa
bibliográfica a ser utilizada como referencial. Acredita-se que esta pesquisa
seja importante e relevante nos estudos acadêmicos atualmente, devido à
escassez de material produzido e publicado, pois o Teatro de Rua ainda se
configura como uma área do teatro afastada do currículo de ensino nas
instituições de ensino superior.
Referências
BARBA, Eugenio. A canoa de papel. São Paulo: Hucitec, 1994.
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. 3. ed. São Paulo:
Perspectiva, 2006.
CARREIRA, André Luiz Antunes Netto In: BIÃO, Armindo; GREINER, Christine. Etnocenologia. São Paulo: Annablume, 1998.
CRUCIANI, Fabrizio; FALLETTI, Clelia. Teatro de rua. São Paulo: Hucitec,
LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Espaço e teatro: do edifício teatral à cidade
como palco. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
TELLES, Narciso; CARNEIRO, Ana. Teatro de Rua: Olhares e perspectivas.
Rio de Janeiro: E-papers, 2005.
TURLE, Licko; TRINDADE, Jussara. Teatro de Rua no Brasil: a primeira
década do terceiro milênio. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.
Seção
Artes Cênicas na Rua