Por que vocês cobrem o rosto? – Apontamentos iniciais sobre um processo de pesquisa e criação cênica num bairro antigo

  • Rogério Lopes da S. Paulino
  • Mariana Lima Muniz

Resumo

Neste artigo pretendemos realizar alguns apontamentos iniciais sobre o projeto
“Residência teatral no bairro Lagoinha: Um estudo sobre dramaturgia da
improvisação a partir dos princípios cênicos das máscaras tradicionais
brasileiras”. A intenção do projeto é revelar, a partir de performances de atores
mascarados, as histórias e os personagens lendários deste bairro, que habitam
a memória e o imaginário de seus moradores. Para isso, uma equipe de atores
pesquisadores está realizando a maior parte do processo de criação dentro do
próprio bairro, o que tem culminado em intervenções cênicas
dramaturgicamente estruturadas a partir de improvisações, que ocorrem nas
ruas, praças e casas. A intenção deste artigo é apresentar a estratégia de
inserção da equipe do projeto no bairro, desde as primeiras aparições ainda
sem o uso das máscaras, que se deu em janeiro deste ano, até o momento em
que as máscaras foram posteriormente inseridas no mês de março.
Procuraremos discutir algumas questões que têm surgido a partir das
experimentações práticas, principalmente em função das intempéries e
incertezas de se trabalhar num processo em que os moradores locais não são
vistos como público, mas como parceiros de um jogo que se constrói em cena
aberta pelos diversos espaços do bairro, tanto públicos, como no caso da rua,
como privados, a exemplo das residências. Este projeto integra as atividades
desenvolvidas pelo LADI (Laboratório de Dramaturgia da Improvisação) do
NACE.

Referências

GELL, Alfred. Art and Agency: an anthropological Theory. Oxford: Univ. Press, 1998.

LINARES, Fernando J. A máscara como segunda natureza do ator.

Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas, EBA/UFMG, 2010.

MUNIZ, Mariana. Dramaturgia da Improvisação: construção efêmera da cena

teatral. Moringa, João Pessoa, Vol. 1, n. 2, 89-96, jul./dez. de 2010.

PAULINO, Rogério Lopos da S. O ator e o folião no jogo das máscaras da

Folia de Reis. Tese de doutorado em Artes, IA/UNICAM, 2011.