Artetnografia: Do conceito in constructo às experiências performáticas
Resumo
Em investigação de doutorado (UNICAMP/2011), vinculada ao projeto temáticodo Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (NAPEDRA/USP), a
pesquisadora elaborou o conceito de Artetnografia, que se associa,
intrinsecamente, a estratégias antropológicas contemporâneas de atuação em
campo, configurando-se como prática realizada por artistas cênicos ao se
deslocarem aos locais onde vivem aqueles que intentam pesquisar, para que
nesta interação polifônica e subjetiva possa fomentar a criação da cena
performática. O presente trabalho visa abordar a Artenografia, pela perspectiva
da inter-relação entre seu conceito ainda em processo de construção e duas
performances, as quais brotaram de experiências artetnográficas, orientadas e
dirigidas pela pesquisadora entre 2007 e 2011. Do contato com a comunidade
de Tejucupapo, lugarejo da Zona da Mata, Norte de Pernambuco, eclodiu o
espetáculo Guerreiras (2009), e da vivência junto à comunidade da Ilha de
Deus, às margens do manguezal urbano no Recife, vem sendo desenvolvido o
espetáculo Homens e Caranguejos (2011). A trança Artetnográfica urdida entre
artistas e comunidades desvelou a Antropologia como Teatro, não uma
Antropologia como reflexão acerca do Teatro, mas Antropologia no Teatro.
Sendo assim, a teoria não manifesta apologia ao conceito puro, mas liga-se à
prática de maneira lúdica.
Referências
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_________________________. Guerreiras: texto teatral e trilha sonora
original. Recife-PE, Brascolor Gráfica e Editora, 2010.
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