O Jogo do duplo entre sentido e forma na performance do ator na cena da crueldade

  • Maria Cristina Brito

Resumo

A pesquisa “O ator no teatro da crueldade” vem sendo desenvolvida na Escola
de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e
busca investigar a função do ator no teatro metafísico proposto por Antonin
Artaud. O último trabalho prático realizado nesse sentido, o espetáculo “O amor
e a donzela no teatro da crueldade da Demanda do Santo Graal”, pretende a
atualização de uma novela de cavalaria medieval segundo a poética da
crueldade “O teatro e seu duplo”. Nessa perspectiva, a encenação foi
concebida como um jogo de duplo estruturado como um fenômeno de
intersubjetividade. Desse modo, o espaço da cena se ergue como um duplo de
um espaço primordial. Nesse espaço, a encenação é um ritual que também se
estrutura como um jogo de duplo. Nesse jogo acontece o rito da descoberta e
dos impasses do sentimento amoroso. O ator, como um duplo do personagem,
ritualiza seu trabalho através do diálogo simbólico entre os possíveis sentidos
do texto e as distintas possibilidades da forma na criação da partitura no
espaço. A pesquisa trata assim da encenação do duplo como fenômeno de
intersubjetividade onde está presente a descoberta da relação entre o sentido
do verbo e as distintas possibilidades da forma no espaço ritualístico da
crueldade.

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes. 2003.

_______________. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 1995.

BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

MEGALE, Heitor. A demanda do Santo Graal. São Paulo: Editora da USP.