Abordagem do jogo como criação de formas plásticas no espaço

  • Inês Alcaraz Marocco

Resumo

Neste trabalho pretende-se refletir sobre a influência de um sistema de
treinamento na criação artística através da técnica do jogo e da improvisação.
Esse sistema de treinamento foi desenvolvido a partir de técnicas corporais da
lide do campeiro gaúcho com o objetivo de desenvolver a presença física do
ator/dançarino. Com esse fim, foram criadas nove partituras de movimentos
estilizadas, baseadas nas atividades da lide. Essas partituras possibilitam ao
ator desenvolver a consciência de si no espaço, de mover-se com o máximo de
economia e eficácia. Trata-se de uma abordagem formal do movimento cênico,
contendo os princípios da presença física, onde prioriza-se o desenho que o
ator faz no espaço através dos seus movimentos. Assim, com o corpo treinado
e organizado o ator/dançarino torna-se produtor de ficções a partir de seu
próprio trabalho plástico, imagético. De posse do sistema de treinamento, os
alunos/atores foram instrumentalizados nesse estilo de teatro. Após,
selecionaram-se alguns contos do autor do RGS Sérgio Faraco. Depois da
leitura e discussão dos aspectos considerados importantes de cada conto,
organizou-se através da técnica do jogo e da improvisação, a transposição
para a cena da atmosfera da história. Como conclusão parcial, percebe-se que
o domínio das partituras de movimentos do sistema de treinamento ensina a
olhar os outros e a si mesmo no espaço, e a desenvolver a consciência do
mecanismo de seus corpos. Este domínio físico libera a imaginação
possibilitando uma disponibilidade física maior no espaço de jogo,
oportunizando a realização de formas plásticas na criação dos climas e
atmosferas, assim como dos estados e situações em que se encontram os
personagens .

Referências

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