Performances artísticas e culturais em comunidades como forma de resistência: diálogos sobre identidade e diversidade
Resumo
Este estudo aponta para a discussão da importância da prática de performancecomo um comportamento ou como uma forma de arte que são realizados
individualmente ou em comunidade para garantir a diversidade cultural em um
mundo não-hegemônico, cada vez mais globalizado.
Referências
ADORNO, Theodor W. “Culture Industry Reconsidered.” New German
Critique, No. 6, Autumn, 1975.
BOAL, Augusto. Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
MEDEIROS, Sergio. (Org.) Makunaíma e Jurupari: cosmogonias ameríndias.
São Paulo: Editora Brasiliense, 1986. Tradução: Beatriz Perrone-Moisés.
SCHECHNER, Richard. Performance Theory. New York: Rutledge Press,
SINGER, Milton. 1955. “The Cultural Pattern of Indian Civilization: a
preliminary report of a methodological Field Study”. In: The Far Eastern
Quarterly, Vol. 15, n. 1, Nov., 1955.
Seção
Estudos da Performance