Aspectos performativos do iluminador na cena contemporênea

  • Mariana Terra
  • Ivani Santana

Resumo

O presente artigo trata dos aspectos performativos do iluminador na cena
contemporânea, inserido no campo da performance. Esse é um dos pontoschave,
encontrados na pesquisa da autora no mestrado acadêmico em Artes
Cênicas na UFBA, sob orientação da Profª. Drª. Ivani Santana e abrigada pelo
GP Poéticas Tecnológicas: corpo, imagem. Sob um novo prisma, o iluminador
passa a ser entendido como aquele profissional das áreas cênicas que atua na
articulação entre a iluminação e a obra numa estreita relação de cocriação. Ele
está em cena manipulando as tecnologias da luz (dentro do evento no
momento em que acontece), disponível a dar e receber estímulos, contaminar
e ser contaminado pelos vários elementos presentes no ambiente, e tem a
iluminação como sua linguagem para comunicação. Sua função, portanto deixa
de ser um serviço técnico, e ele passa a ser considerado um agente que
também está compondo para criação de semântica e significado. Nesse
sentido o iluminador é aquele que ao mesmo tempo cria, manipula, executa e
comunica-se através da iluminação. A luz, portanto, é compreendida como algo
que acontece através do corpo, numa relação sinestésica e artesanal. O
processo ocorrido entre o corpo do iluminador e os equipamentos é
aproximado com o aspecto embodied das informações no trânsito indivíduoambiente.
Esse termo é abordado em profundidade pela pesquisadora Ivani
Santana (2006) em seu livro Dança na Cultura Digital, em que o corpo humano
é entendido como um sistema integrado capaz de relacionar-se com o meio e
coevoluir numa troca constante de informação. A noção de performance é
identificada a uma prática poética de fronteira entre as mais diversas
linguagens artísticas, interdisciplinar, híbrida, que busca escapar de definições
e rotulações. Segundo Richard Schechner e Marvin Carlson em The
Performance Studies Reader (org. BIAL, HENRY. 2004), a performance é uma
função ao vivo relacionada com espaço e tempo, caracterizada quando algo
está acontecendo naquele instante, naquele local. Neste texto procura-se
responder algumas questões pertinentes, como: Que corpo é esse do
iluminador que agora está sendo visto?; O que é essa performatividade, esse
deixar ver o corpo e a elaboração da luz?; O que há de novo?; O que muda no
ambiente cênico da performance, em relação aos demais artistas e à obra? Na
medida em que as relações cênicas contemporâneas se complexificam, em
especial no que diz respeito à performance, faz-se urgente pensar as questões
da iluminação a partir dos mesmos princípios para que se possam estabelecer
pontos de diálogo comuns. As novas possibilidades de relação do iluminador
na performance são o ponto-chave para entender sua atividade, função e
responsabilidade dentro desse universo.

Referências

CAMARGO, Roberto Gill. Livros técnicos sobre iluminação cênica.

Disponível em:

<http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%Eanica/Artigos/roberto_gill_de_camargo/livros_tecnicos_sobre_iluminacao_cenica.pdf >. Acesso em: 10 jul. 2010.

CARLSON, Marvin. What is performance? In: BIAL, Henry (org.). The

performance studies reader. New York: Routledge, 2004.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva,

GOLDBERG, Roselee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

PALMER, Richard. The Lighting Art: the aesthetic of stage lighting design.

Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1994.

SANTANA, Ivani. Dança na cultura digital. Salvador: EDUFBA, 2006.

SCHECHNER, Richard. Performance studies: the broad spectrum approach. In: BIAL, Henry (org.). The performance studies reader. New York: Routledge, 2004.