A presença das atrizes criando a teatralidade do espetáculo

  • Adriana Gonçalves Maia
  • Ricardo Kosovski

Resumo

Esta comunicação explora um dos pontos da minha pesquisa: a percepção da
teatralidade de um texto e sua abordagem em cena por meio do estado de presença do ator e da energia da palavra. O aspecto que sublinho lança um olhar sobre a construção de uma teatralidade que não tenta domesticar o caráter narrativo e épico do texto, mas sim faz uma aposta numa mise-en-scène na qual a presença do ator e sua relação com o texto enfrente essa particularidade, criando uma teatralidade para isso acontecer.

Referências

FÉRAL, Josete. Teatro, teoria, prácticas: más allá de lás fronteras. Traducción de Armida Maria Córdoba, Buenos Aires, Galerna, 2004.

INDIGO. Caixinha de madeira, a correspondência secreta de Branca de Neve, Cinderela e Bela Adormecida, São Paulo: Editora Altana, 2003.

RODENBURG, Patsy. Speaking Shakespeare, New York: Palgrave Macmillan, 2004.

O segundo círculo.Tradução de Maria Clara Fernandes, Rio de Janeiro: Record, 2009

SINISTERRA, José Sanchis. Dramaturgia de textos narrativos. Guadalajara: Ñaque Editora, 2003.

La scena sín limites – fragmentos de um discurso teatral, Guadalajara: Ñaque Editora, 2003.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena