A dramaturgia negra e suas especificidades nas peças “Cabaré da Rrrrraça”, do Bando de Teatro Olodum – Salvador; e “Silêncio”, da Cia. dos Comuns – RJ

  • Adélia Aparecida da Silva Carvalho
  • Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa

Resumo

O Bando de Teatro Olodum, de Salvador; e a Cia. dos Comuns, do Rio de
Janeiro, têm em comum a busca por uma escrita contemporânea, centrada em
uma estética negra. Mais do que um teatro feito por negros, os grupos buscam
colocar em foco as temáticas que dizem respeito às questões dos afrodescendentes,
as lutas, o preconceito, as dificuldades, mas também a resistência, as crenças e os rituais ora discriminados, ora absorvidos ignorando suas raízes. Este trabalho objetiva analisar, a partir das peças “Cabaré da Rrrrraça” e “Silêncio”, os elementos convergentes dessas dramaturgias que apontam características específicas de uma escrita afro-descendente.

Referências

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