Memórias silenciadas: a encenação biográfica pelas canções populares

  • Silvio Carvalho
  • Cássia Lopes

Resumo

O trabalho, intitulado Memórias silenciadas: a encenação biográfica pelas
canções populares, é parte de um projeto de pesquisa, aprovado no Doutorado
em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), que tem como objeto de estudo o lugar da
canção popular e das cenas desenhadas no âmbito da narrativa biográfica.
Pretende-se, com o referido projeto, investigar a relação entre memória e
canção popular, numa perspectiva histórico-biográfica. Em outras palavras,
trata-se de acionar marcas inscritas e reescritas na história de tantas vozes
silenciadas, através das canções populares brasileiras, contribuindo, assim,
para a construção de espetáculos teatrais. A pesquisa tem como objetivos:
investigar o valor da canção popular como acionadora das memórias
silenciadas; analisar as dimensões da memória; analisar a singularidade da
música popular no cotidiano do brasileiro; identificar e discutir a relação entre
as cenas presentes nas canções e nas histórias de vida; e produzir espetáculos
a partir dos conteúdos biográficos acionados pelas canções populares. Uma
vez que os signos da memória imprimem-se quase como uma exortação e que
as imagens fugidas do tempo exigem uma biografia, mesmo porque a memória
não é um fato estático, mas uma reconstrução do presente, optou-se em
trabalhar, do ponto de vista metodológico, com a perspectiva etnossociológica.

Referências

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