Bailados no Teatro de Revista: hibridismos e interculturalidade
Resumo
O artigo reflete acerca da dança no Teatro de Revista do Rio de Janeiro dasdécadas de 1920 e 1930 no processo de construção do corpo na cena
revisteira. Assim, o maxixe e o samba são a temática central, em se tratando
do movimento dançado pelo elenco e das rupturas advindas com a
modernidade, fazendo o cruzamento com as apropriações culturais e as
modificações nos bailados e nas músicas. Deste modo, analisa as rupturas
representadas pela modernidade em relação à dança. Para ampliar a reflexão
acerca da dança no Teatro de Revista carioca, traça um paralelo com o
imaginário da modernidade para investigar a amplitude das influências da
dança sobre o corpo que dançou neste gênero de Teatro Musicado, bem como
as inter-relações junto à invenção da identidade nacional. Aborda, também, a
dança e os diálogos culturais consolidados a partir de um viés latinoamericano,
de repertórios culturais que se entrecruzaram, investigando as
hibridizações advindas dos intercâmbios realizados, especialmente em relação
às danças. Para tal, elegeu-se abordagem pautada na história cultural, tendo
como base metodológica estudos sobre este gênero teatral, textos revisteiros e
análise de fotografias das cenas dos espetáculos. Esta última observa e
identifica aspectos dos gêneros de dança presentes, especialmente as
chamadas “danças modernas” e vestígios das identidades sociais das
dançarinas.
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