Véu Carmim: um produto das Artes Cênicas inspirado no caráter procedimental dos jogos em meio digital

  • Victor Cayres
  • Catarina Sant’Anna
  • Adolfo Duran

Resumo

A presente comunicação está integrada a uma pesquisa de doutoramento,
definida enquanto pesquisa-ação. O artista-pesquisador identifica uma lacuna
referente à influência dos videogames nas construções dramatúrgicas
destinadas ao teatro e se propõe a escrever peças teatrais com o caráter
procedimental presente em tais jogos. Como procedimental, compreende-se a
capacidade de se constituir regras ou procedimentos para interação de modo
que haja respostas previstas para as ações possíveis de serem
desempenhadas pelo usuário do meio digital, tomando como marco teórico o
trabalho de Janet Murray. O artista-pesquisador parte do desenvolvimento do
jogo-espetáculo Véu Carmim, em processo colaborativo com a atriz e
dançarina Sara Jobard, utilizando-se de estratégias e técnicas de videogame
design, observa as transformações destas estratégias e técnicas de acordo
com as necessidades da sua proposta artística e da cena teatral, identificando
similitudes e diferenças entre o meio digital e o teatro. Como resultado, este
trabalho apresenta uma série de estratégias e técnicas de videogame design
aplicáveis a construções dramatúrgicas destinadas ao teatro, de modo que é
possível concluir positivamente acerca de uma construção dramatúrgica
procedimental também nas Artes Cênicas.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Tradução Eudoro de Souza. In: Aristóteles (vol. 2)

Coleção Os Pensadores. São Paulo: Editor Victor Civita, 1984.

LAUREL, Brenda. Computer as Theatre. Massachusetts: Addison-Wesley

Publishing, 1993.

MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: O futuro da narrativa no

ciberespaço. Tradução Elissa Khoury Daher, Marcelo Fernandez Cuzziol. São

Paulo: UNESP: Itaú Cultural, 2003.

CRAWFORD, Chris. The art of video game design. 1982. Disponível em

< http://users.wpi.edu/~bmoriarty/imgd202x/docs/ACGD.pdf> (acessado pela última vez em agosto de 2011).