Memória e imagem: Aspectos para a Construção de uma Narrativa

  • Camila Maria Grazielle Freitas
  • Alex Beigui

Resumo

O presente trabalho apresenta um recorte da pesquisa em desenvolvimento no
mestrado, intitulada: “Leitor-Criador: A Experiência Situada na Construção
Dramatúrgico-Cênica”. Nesta perspectiva, as questões a serem levantadas
surgem da relação entre memória e imagem para a construção de uma
narrativa, partindo de autores como Jean-Paul Sartre (2008) e Paul Ricoeur
(2007). Para Ricoeur, as imagens são provenientes da memória e se
configuram enquanto presença de um acontecimento passado, que se realiza
pela necessidade do sujeito em dar sentido a estes episódios; ou seja, as
imagens compreendidas na memória surgem por meio das lembranças que se
materializam através do processo de construção do drama. As percepções das
imagens aparecem não só relacionadas à memória enquanto elemento
cognitivo, mas são estabelecidas pela relação que o corpo mantém com o
meio. Nesse sentido, a discussão que envolve memória e imagem aponta para
a elaboração de um drama mnemônico, uma vez que tanto a memória quanto a
imagem surgem de maneira a construir o espaço da escrita, seja ele de ordem
histórica, autobiográfica ou ficcional.

Referências

BERGSON, Henri. Memória e Vida. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins

Fontes, 2006.

BEZERRA, Antonia Pereira. Alteridade, Memória e Narrativa: Construções

Dramáticas. São Paulo: Perspectiva: CNPq, 2010.

______________________. Alteridade, Memória e Narrativa: Construções

Dramáticas acerca da Compreensão e da Experiência Partilhada. In. IV

Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas –

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RICOEUR, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. Trad. Alain

François. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

SARTRE, Jean-Paul. A Imaginação. Trad. Paulo Neves. Porto Alegre, RS:

L&PM, 2008.

ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Trads. Jerusa Pires

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