“Espaço-cadáver”, decadência e isolamento: análise dos modos de constituição do espaço na peça Fim de Partida, de Samuel Beckett
Resumo
Trata-se de trabalho de natureza crítico/analítica que tem como objeto deestudo a peça Fim de Partida (1954-1956), de Samuel Beckett (1906-1989);
toma-se como eixo de análise a temática do fracasso e os modos através dos
quais tal temática é abordada pelo autor na referida obra, especificamente os
modos de constituição do espaço, a partir da metáfora “espaço-cadáver”,
representativa de uma crítica beckettiana a modelos dramatúrgicos. Toma-se
ainda a metáfora citada como base para a estruturação de um questionamento
beckettiano em torno da dramaturgia em si e da própria possibilidade de
representação, concluindo-se que há a predominância da imagem da morte e
decomposição nos meios através dos quais o espaço é construído na referida
peça.
Referências
BECKETT, Samuel. Fim de partida. Tradução e apresentação de Fábio de
Souza Andrade. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. Tradução do
francês por Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
SANT’ANNA, Catarina. Metalinguagem e teatro: a obra de Jorge Andrade.
Apresentação da autora. Prefácio de Sábato Magaldi. Cuiabá: EdUFMT, 1997.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. Tradução do francês por José Simões.
São Paulo: Perspectiva, 2005.
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade