“Espaço-cadáver”, decadência e isolamento: análise dos modos de constituição do espaço na peça Fim de Partida, de Samuel Beckett

  • Uendel de Oliveira Silva

Resumo

Trata-se de trabalho de natureza crítico/analítica que tem como objeto de
estudo a peça Fim de Partida (1954-1956), de Samuel Beckett (1906-1989);
toma-se como eixo de análise a temática do fracasso e os modos através dos
quais tal temática é abordada pelo autor na referida obra, especificamente os
modos de constituição do espaço, a partir da metáfora “espaço-cadáver”,
representativa de uma crítica beckettiana a modelos dramatúrgicos. Toma-se
ainda a metáfora citada como base para a estruturação de um questionamento
beckettiano em torno da dramaturgia em si e da própria possibilidade de
representação, concluindo-se que há a predominância da imagem da morte e
decomposição nos meios através dos quais o espaço é construído na referida
peça.

Referências

BECKETT, Samuel. Fim de partida. Tradução e apresentação de Fábio de

Souza Andrade. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. Tradução do

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