Visibilidade

  • Neide das Graças de Souza-Bortolini
  • Antonio Hildebrando

Resumo

A visibilidade da narrativa se conecta à teatralidade em Os nossos
antepassados, o que parece concorrer para as transcriações cênicas das obras
literárias de Ítalo Calvino. Ao tratar da visibilidade, a quarta proposta para este
milênio, o autor se refere à “civilização da imagem” questionando os potenciais
imagéticos da atualidade. A profusão de imagens infinitamente multiplicada
com o avanço das tecnologias digitais e com o fenômeno web incide nos
processos cognitivos e sociais, nos processos de recepção, de criação ou de
autoria de imagens. A visibilidade se relaciona ao “pensar por imagens”,
profundamente vinculado aos procedimentos da criação teatral. Sendo assim, o
escritor descreve como as imagens dirigiram o processo de criação das três
obras que compõem Os nossos antepassados. Em outro panorama de
discussões que tratam do esvaziamento da representação, há Foucault,
Blanchot e Lehmann, que explicitam o pensamento em torno da imagem,
tangenciando de diferentes modos, os processos de linguagem e da criação
artística. Completa o estudo a referência aos dois registros em torno do Real,
que constituem o sujeito no campo da linguagem, a partir de Lacan: Imaginário
e Simbólico. Também os processos artísticos, tais como literatura e teatro, na
dimensão do desejo são por aí concebidos.

Referências

BLANCHOT, Maurício. A conversa infinita: a palavra plural. Trad. Aurélio

Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2001.

CALVINO, Ítalo. Os nossos antepassados. Trad. Nilson Moulin. São Paulo:

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Ed. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

__________. Partido/Ítalo Calvino. Adaptação e dramaturgia por Cacá

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DELEUZE, Gilles. A lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas. São Paulo:

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FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas, uma arqueologia das ciências

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LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. Trad. Pedro Sussekind. São

Paulo: Cosac Naify, 2007.

LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze.

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