Demarcação de campos disciplinares e interdisciplinares em teses e dissertações: relato de uma experiência didática

  • Denise Coutinho

Resumo

A prática docente da orientadora em dois programas de pós-graduação e
também em sala de aula permitiu desenvolver estratégia de aproximação e
delimitação do campo a ser pesquisado pelo estudante, por meio de busca
orientada em redes virtuais. Busca-se relatar tal experiência, compreendendo
que ferramentas são mais que mero artefato de busca e catalogação de dados.
Trata-se de procedimento de fácil operacionalização que consiste em
construção de descritores e sua localização em bases de fácil acesso. O
recorte do objeto ocorre após detalhada circunscrição do campo, entendido na
acepção de Bourdieu como sistema de relações objetivas que inclui disputas
pelo monopólio de temas, objetos e estratégias, bem como ganhos e sanções
que autorizam um agente a intervir socialmente como representante legítimo
daquele campo.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero

Ltda., 1983.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel e Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre; HAACKE, Hans. Livre Troca: diálogos entre ciência e arte. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1995.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Trad. Mariza

Corrêa. Campinas: Papirus, 1997.

BOURDIEU, Pierre. Los usos sociales de la ciencia. Buenos Aires: Ediciones

Nueva Visión SAIC, 2000.

SNOW, C. P. As duas culturas e um segundo olhar. Trad. Renato Rezende

Neto. São Paulo: EDUSP, 1993.