Demarcação de campos disciplinares e interdisciplinares em teses e dissertações: relato de uma experiência didática
Resumo
A prática docente da orientadora em dois programas de pós-graduação etambém em sala de aula permitiu desenvolver estratégia de aproximação e
delimitação do campo a ser pesquisado pelo estudante, por meio de busca
orientada em redes virtuais. Busca-se relatar tal experiência, compreendendo
que ferramentas são mais que mero artefato de busca e catalogação de dados.
Trata-se de procedimento de fácil operacionalização que consiste em
construção de descritores e sua localização em bases de fácil acesso. O
recorte do objeto ocorre após detalhada circunscrição do campo, entendido na
acepção de Bourdieu como sistema de relações objetivas que inclui disputas
pelo monopólio de temas, objetos e estratégias, bem como ganhos e sanções
que autorizam um agente a intervir socialmente como representante legítimo
daquele campo.
Referências
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero
Ltda., 1983.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel e Bertrand Brasil, 1989.
BOURDIEU, Pierre; HAACKE, Hans. Livre Troca: diálogos entre ciência e arte. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1995.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Trad. Mariza
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BOURDIEU, Pierre. Los usos sociales de la ciencia. Buenos Aires: Ediciones
Nueva Visión SAIC, 2000.
SNOW, C. P. As duas culturas e um segundo olhar. Trad. Renato Rezende
Neto. São Paulo: EDUSP, 1993.
Seção
Etnocenologia