Ator-contador: a narrativa em performance

  • Gisele Vasconcelos

Resumo

No diálogo interdisciplinar transitando pelo teatro, antropologia, filosofia e
outras ciências humanas, da figura do narrador tradicional de Benjamin aos
novos contadores, a narração assume hoje características estéticas e
formalidades distintas das figuras que remetem ao “camponês sedentário” ou
ao “marinheiro comerciante”; os novos contadores não receberam a palavra
como herança e surgem em uma sociedade informatizada, imagética,
espetacular. O movimento do contador de histórias e sua formação, que faz
ressurgir o contador de histórias na sociedade contemporânea, no meio
urbano, é objeto de análise deste estudo, no âmbito do Grupo de Pesquisa
Ações Culturais e Pedagogias Teatrais (CNPq), com foco na cidade de São
Luís, Estado do Maranhão. No trabalho de investigação da performance do
ator-contador registram-se procedimentos comuns no tratamento com as
histórias e preparação do conto com ênfase nos elementos do contador de
histórias, aqui identificados como recursos internos (corpo-voz, pique-ritmo,
emoção e imaginário) e recursos externos (sonoplastia, formas animadas,
projeção de imagens).

Referências

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