Ator-contador: a narrativa em performance
Resumo
No diálogo interdisciplinar transitando pelo teatro, antropologia, filosofia eoutras ciências humanas, da figura do narrador tradicional de Benjamin aos
novos contadores, a narração assume hoje características estéticas e
formalidades distintas das figuras que remetem ao “camponês sedentário” ou
ao “marinheiro comerciante”; os novos contadores não receberam a palavra
como herança e surgem em uma sociedade informatizada, imagética,
espetacular. O movimento do contador de histórias e sua formação, que faz
ressurgir o contador de histórias na sociedade contemporânea, no meio
urbano, é objeto de análise deste estudo, no âmbito do Grupo de Pesquisa
Ações Culturais e Pedagogias Teatrais (CNPq), com foco na cidade de São
Luís, Estado do Maranhão. No trabalho de investigação da performance do
ator-contador registram-se procedimentos comuns no tratamento com as
histórias e preparação do conto com ênfase nos elementos do contador de
histórias, aqui identificados como recursos internos (corpo-voz, pique-ritmo,
emoção e imaginário) e recursos externos (sonoplastia, formas animadas,
projeção de imagens).
Referências
BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. São Paulo: Ed. HUCITEC, 1995.
_____________. Queimar a Casa: origens de um diretor. São Paulo:
Perspectiva, 2010.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Ed. Brasiliense,1996.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2005.
MACHADO, Regina. Acordais, fundamentos teórico-poéticos da arte de
contar histórias. São Paulo: Ed. Difusão Cultural do Livro, 2004.
MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2005.
PATRINI, Maria de Lourdes. A renovação do conto: emergência de uma
prática oral. São Paulo: Ed Cortez, 2005.
ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2006.
WEKWERTH, Manfred. Diálogo sobre a encenação: um manual de direção
teatral. São Paulo: HUCITEC, 1997.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify,