O corpo brincador no Reisado Discípulos de Mestre Pedro

  • Rafael Rolim Farias
  • Armindo Bião

Resumo

Busca-se compreender e interpretar algumas das técnicas corporais presentes
no Reisado de Congo Discípulos de Mestre Pedro, da cidade de Juazeiro do
Norte, no Ceará, a partir do cotidiano dos brincadores e dos momentos
espetaculares da brincadeira. Os conceitos e noções da etnocenologia são
importantes para se definir uma estratégia teórica e metodológica de
compreensão e interpretação das técnicas corporais que geram possíveis
dispositivos de transformação, recriação e reapropriação na cena espetacular
do Reisado Discípulos de Mestre Pedro. O conceito de corpo, utilizado por
David Le Breton, e a noção de “corpus espetacular”, de Érico José Souza de
Oliveira, são aqui imprescindíveis para o delineamento de reflexões acerca da
importância de tais técnicas na busca de entender o corpo brincador/dançador
no Reisado.

Referências

BARROSO, Oswald. Reis de Congo: Teatro Popular Tradicional. Fortaleza: Minc/Flacso/MIS, 1996.

BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. Etnocenologia e a cena baiana: textos

reunidos. Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Tradução de Sonia M. S.

Fuhrmann. 3 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

OLIVEIRA, Érico José Souza de. A Roda do mundo gira: um olhar sobre o

Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Condado – PE) / Érico José Souza de

Oliveira. Recife: SESC, 2006.