“Mas que promessas, são aquelas, que vai e que vêm”: Um olhar e sentir a partir de rastos e escrituras presentes no ensaio dos Catopês de São Benedito de Montes Claros

  • Ricardo Ribeiro Malveira
  • Lucia Fernandes Lobato

Resumo

O presente estudo propõe uma análise a partir dos primeiros procedimentos
para a pesquisa de doutorado iniciada em 2011, analisando as escrituras das
cenas dos Catopês de Montes Claros. Ainda dando continuidade ao estudo do
Congado de Montes Claros, organizado na dissertação de mestrado intitulada:
Os Catopês de São Benedito em Montes Claros: Rastros de uma
Ancestralidade Mineira Negra e Festiva, onde, através da etnografia dos
Catopês do Terno de São Benedito e seus ritos espetaculares, foi feita uma
aproximação das tradições Negras e Festivas do Congado de Montes Claros.
Estas duas pesquisas se justificam pela importância do Congado para o
imaginário norte mineiro. É proposta uma nova apreciação desta manifestação
através da descrição do ensaio no dia 7 de maio para as Festas de Agosto de
2011. E é proposto também um sentir a partir do que acontece antes das festas
e que já revela rastros ancestrais de comemorações anteriores e do cotidiano
dos brincantes Catopês, sendo, naquele momento, uma escritura. É relatado o
encontro do pesquisador com os rastros desta tradição, presentes nas
escrituras daquele dia de ensaio. Para este estudo tem-se como base teórica
inicial o olhar de Suzan Sontag, os conceitos de rastros, escrituras e
acontecimentos propostos por Jacques Derrida, o olhar para o corpo de Marcel
Mauss, os estudos realizados para a dissertação de mestrado, além das novas
pesquisas de campo junto aos brincantes. A partir de uma análise
compreensiva do ensaio dos Catopês e seus acontecimentos, testa-se uma
narrativa que contemple as especificidades deste tipo de manifestação e que
reforce a necessidade de buscar procedimentos para as especificidades da
cena popular brasileira.

Referências

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DUQUE-ESTRADA, Paulo Cesar. Desconstrução e Ética. Ecos de Derrida. Ed. PUC-Rio, Rio de Janeiro; São Paulo; Loyola, 2004.

MALVEIRA, Ricardo Ribeiro. Os Catopês de São Benedito em Montes

Claros: Rastros de Uma Ancestralidade Mineira Negra e Festiva. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador 2011.

MARTINS, Saul. Congado: Família de sete irmãos. Belo Horizonte, SESC,

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. Tradução de Paulo Neves,

Cosac Naify. São Paulo 2003.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Performance Musical nos Ternos de Catopês de Montes Claros. Tese/Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2005.

SONTAG, Suzan. Contre L’interpretation. In : L’Oeuvre Parle. Trad. Philippe Degaille. Paris; Seuil, 1968.