Escola Livre de Dança de Porto Alegre: encontros com a educação somática
Resumo
Este artigo tem o propósito de apresentar alguns “encontros” entre alunos eprofessores da Escola Livre de Dança, a qual foi criada em 2007 pelo Centro
de Dança da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e que tem como objetivo
oferecer aulas gratuitas a artistas que queiram aprofundar o conhecimento em
dança. O tema apresentado neste artigo faz parte dissertação “Políticas de
encontro: criação e colaboração nos processos do Grupo Experimental de
Dança de Porto Alegre”, defendida na UFRGS em abril de 2011. O primeiro
capítulo desta investigação apresenta os encontros vivenciados na Escola em
diferentes estilos de dança durante os anos de 2008 e 2009. Foi realizado um
estudo inspirado na etnografia, por meio de entrevistas e observação
participante. Aqui, será apresentada uma reflexão sobre os encontros nas
aulas de educação somática, mais especificamente em 2008, com a professora
Tatiana da Rosa, e em 2009, com a professora Bia Diamante, por meio de
depoimentos dos alunos entrevistados sobre a experiência em questão. Neste
espaço singular que se constitui a Escola Livre de Dança de Porto Alegre, os
alunos puderam experimentar a educação somática por meio do encontro
consigo mesmo — autoconhecimento e encontro com o outro, pelo exercício
constante da alteridade.
Referências
BOLSANELLO, Débora. Educação somática: investindo na tecnologia interna. 2008. Disponível em: < www.movimentoes.com> Acesso em: 5 ago. 2011.
BOLSANELLO, Débora. Educação somática: o corpo enquanto experiência.
Disponível em: < www.movimentoes.com> Acesso em: 5 ago. 2011.
DELEUZE, G. Espinoza: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
RIVELLINO, Alessandro. Porto Alegre. 21 out. 2010. Entrevista concedida a
Raquel Purper.
RUTKOWSKI, Juliana. Porto Alegre. 6 jan. 2011. Entrevista concedida a
Raquel Purper.
SOTER, Silvia. A educação somática e o ensino da dança. In: Lições de
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VIEIRA, Joana. Porto Alegre. 18 nov. 2010. Entrevista concedida a Raquel
Purper.
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações