(Re)significando o espaço escolar com a dança: um olhar sobre a experiência do Colégio Estadual Thales de Azevedo

  • Marília Nascimento Curvelo
  • Lúcia Helena Alfredi de Matos

Resumo

Este texto propõe uma reflexão sobre a dança que acontece no Colégio
Estadual Thales de Azevedo. O projeto “Educando o olhar para a dança”
aconteceu na referida escola entre abril e junho de 2011 e teve como principal
objetivo proporcionar experiências corporais em dança por meio dos Processos
Criativos. Utilizou-se o método (auto) biográfico na perspectiva ensinoaprendizagem.
Percebe-se que, quando a prática docente em dança promove
a discussão sobre o corpo na contemporaneidade, além de experiências
corporais, estéticas e artísticas significativas, os estudantes tendem a
demonstrar interesse pelos processos criativos vivenciados e as demais
metodologias aplicadas. A socialização dessa experiência pode favorecer a
reflexão sobre a prática docente, como também servir de parâmetro para a
valorização da dança no espaço escolar e seu definitivo reconhecimento como
campo/área de conhecimento.

Referências

GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo. 2005.

KATZ, Helena Tania. Um, Dois, Três – A Dança é Pensamento do Corpo.

Minas Gerais. FID Editora. 2005.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o

pensamento. 18ª ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2010.

RENGEL, Lenira Peral. Cadernos de corpo e dança: os temas de movimento

de Rudolf Laban (I-II-III-IV). São Paulo: Annablume, 2006.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações