A experiência com elementos performativos no treinamento do bailarino

  • Alexandra Gonçalves Dias

Resumo

O presente estudo propõe o emprego de elementos performativos no trabalho
de criação em dança. Desta forma, quer discutir como algumas proposições
desenvolvidas pela arte de performance podem ser abordadas no processo de
treinamento do bailarino-criador. Entende o treinamento como processo para a
escuta aguda e íntima de si mesmo, no qual existe um transbordamento, ou
seja, vai além de uma obra específica, se expande para fora da sala e do
tempo do ensaio. Esta imersão no processo de si se relaciona com a opção por
uma técnica, uma visão de corpo que encontra seu espaço na profunda relação
do performer com seu movimento que, por meio da experimentação, busca
novas possibilidades, explora riscos, limites, coloridos e se percebe em
relação. Assim, a pesquisa propõe, para o trabalho em dança, possibilidades
de exercícios-experiências que buscam inspiração em elementos performativos
tais como: a questão autobiográfica, a autoria, o corpo em risco, a ausência de
ilusão na cena, a relação de proximidade com o público, a explosão do espaço
e o uso da tecnologia.

Referências

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações