Le Sacre du Printemps – Do palco à tela do computador: a semiótica como via de acesso
Resumo
Este trabalho trilha pelo entroncamento por onde passam a dança comolinguagem, as relações espaço-palco, espaço-virtual, a linguística e a
semiótica. Trata-se da relação-passagem entre a dança realizada no palco e a
dança na tela do computador. Um dos objetivos é compreender traços da
dramaturgia da dança na tela do computador tendo a Semiótica Francesa
Tensiva como via de acesso. O corpus deste trabalho é demarcado por trechos
do espetáculo “Le Sacre du Printemps”, de Pina Bausch, publicado no
YouTube. Os resultados parciais da análise do discurso visual apontam para
capacidades de abstração e de leitura em que a dança na tela de computador
toma significações, permitindo a percepção e interpretação dos estados de
alma que perpassam entre os estados de vida, de morte, de não-vida e de nãomorte.
A vida no texto é parte de um “todo” ritualístico.
Referências
GREIMAS, A. J. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Rio de Janeiro: Vozes,
GREIMAS, A. J.; FOTANILLE, J. Semiótica das paixões: dos estados de coisas aos estados de alma. São Paulo: Ática, 1993.
MATTE, Ana Cristina Fricke; LARA, Gláucia Muniz Proença. Um panorama da semiótica greimasiana. FALE/UFMG. Texto de aula, 2009.
Sites – YouTube
http://www.youtube.com/watch?v=_RBBlHqXRWY&feature=related (acessado em 10 de maio de 2011).
http://www.youtube.com/watch?v=cPg5DDMFauc&feature=fvwrel (acessado em 10 de maio de 2011).
http://www.youtube.com/watch?v=bfBnUTBRKTY&feature=mfu_in_order&list=UL (acessado em 10 de maio de 2011)
http://www.youtube.com/watch?v=m-NzK0Gg17g&feature=related (acessado em 10 de maio de 2011).
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações