O corpo no samba chula do litoral norte da Bahia e suas possíveis contribuições para o artista cênico

  • Eloísa Domenici

Resumo

A utilização de materiais e saberes das culturas tradicionais para alimentar o
trabalho corporal no teatro e na dança vem sendo discutida com maior ênfase
após as proposições da Antropologia Teatral (BARBA e SAVARESE, 1995) e
da Etnocenologia (PRADIER, 1995). Este texto comunica as principais
observações do projeto de pesquisa que investigou o Samba chula na região
do litoral norte da Bahia, com foco no estudo do corpo dos sambadores e
sambadeiras do local, destacando os princípios corporais e processos de
mestiçagem observados. Ao final, apresenta um resultado da utilização desses
princípios para a criação cênica.

Referências

BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A Arte secreta do ator. Campinas:

Editora Hucitec, 1995.

DOMENICI, Eloísa. “A pesquisa das danças populares brasileiras: questões epistemológicas para as artes cênicas”. Caderno GIPE-CIT (UFBA), Vol. 23, 7-17, 2009.

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações