O equívoco de Ariano Suassuna: o corpo instrumento na estética da dança armorial

  • Cínthia Nepomuceno
  • Roberta K. Matsumoto

Resumo

O Movimento Armorial, liderado por Ariano Suassuna a partir de 1970, com o
objetivo de desenvolver uma arte brasileira erudita fundamentada na cultura
popular, trouxe a proposta de uma renovação estética. As obras associadas a
esse movimento são abundantes na música, nas artes visuais, na literatura e
em suas adaptações para teatro, cinema e televisão. Porém, as tentativas de
compor uma dança armorial foram infrutíferas e geraram superposições falsas
e pouco criativas, duramente criticadas por Ariano Suassuna. A transposição
da sonoridade das músicas nordestinas para instrumentos clássicos foi um dos
elementos que auxiliaram a criação de uma música original. Seguindo a
mesma lógica, Suassuna escolheu bailarinos clássicos para coreografar seu
ideal de dança. Dessa forma, poderíamos supor que o corpo de baile
corresponderia à orquestra e o corpo do bailarino a um instrumento musical.
Porém, as iniciativas frustradas indicam que houve um equívoco ao se
considerar corpo e instrumento como sinônimos. Esse artigo irá abordar esse
equívoco e suas implicações no processo de criação da estética de dança
armorial.

Referências

GIL, José. Movimento Total: O Corpo e a Dança. Lisboa: Relógio D’Água,

LE BRETON, David. Adeus ao Corpo. Campinas: Papirus, 2003.

_______________. A Sociologia do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2006.

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Phenomenology of Perception. New York:

Routledge, 2002.

NUNER, Meyer Sandra. As metáforas do corpo em cena. São Paulo:

Annablume/UDESC, 2009.

PAIS, José M. Sociologia da Vida Quotidiana. Lisboa: ICS. Imprensa de

Ciências Sociais, 2007.

PLANELLA, Jordi. Cuerpo, Cultura y Educación. Bilbao: Editorial Desclée de

Brouwer, 2006.

SANTOS, Idelette Muzart Fonseca dos. Em demanda da poética popular:

Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. Campinas: Unicamp, 1999.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações