Dança Teatro: percepção como experiência única

  • Eliana Rodrigues Silva

Resumo

Este artigo aborda questões relativas à percepção de espetáculos de Dança
Teatro, nos quais a fruição estética se dá de forma única e não só
contemplativa. No binômio emissor x receptor, observa-se como ativa a
posição do espectador, levando-se em conta seu desejo de encontrar
coerência, compreender e atribuir sentido à obra. Observa-se a própria
natureza da Dança Teatro como provocadora dessa posição. Para estabelecer
diálogo teórico Luigi Pareyson, Jorge Larossa Bondía, Marco de Marinis e
Norbert Servos serão citados.

Referências

BONDÍA, Jorge L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In:

Leituras Seme, Revista Brasileira de Educação. I Seminário Internacional de

Educação. Campinas, 2002.

DE MARINIS, Marco. En busca del actor y del espectador: compreender el

teatro. Buenos Aires: Galerna, 2005.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes,

SERVOS, Norbert. Pina Bausch Tanztheater. Munich: K. Kieser, 2008

SERVOS, Norbert. Pina Bausch: dance and emancipation. In: Cartes,

Alexandra, Ed. The Routledge Dance Studies Reader. London: Routledge,

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações