A improvisação na construção do corpo letivo

  • Josiane G. Franken
  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos

Resumo

O presente trabalho sugere a investigação da improvisação em dança como
parte integrante das aulas de dança na escola. O estudo propõe a reflexão
sobre aspectos inerentes à inserção da dança na escola e a análise da
improvisação não apenas como técnica de construção coreográfica ou como
ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem, mas relacionada
ao conceito de dança na contemporaneidade. Na intenção de tratar da
produção de conhecimento das artes cênicas na escola, a pesquisa acontece
no campo teórico e prático. Este estudo integra a pesquisa referente ao Projeto
de Dissertação de Mestrado, intitulado “A construção do corpo letivo:
configurações de um processo educativo que dança”, tendo como tema a
produção de conhecimento e o processo de ensino e aprendizagem da dança
na escola. Os primeiros experimentos foram realizados numa oficina de dança
desenvolvida no Instituto de Educação General Flores da Cunha, escola da
Rede Estadual de Ensino, situada na cidade de Porto Alegre (RS), oferecida a
estudantes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, atendidos no turno
inverso ao das aulas regulares. O material de registro das atividades, coletado
paralelamente ao andamento das aulas, será inserido ao corpo teórico do
trabalho, com o intuito de ampliar as pesquisas relacionadas à metodologia do
ensino da dança. No referencial teórico serão utilizados autores como Dantas,
Freire, Marques, Salles, dentre outros.

Referências

DANTAS, Mônica. O enigma do movimento. Porto Alegre: Ed.

Universidade/UFRGS, 1999.

FRANKEN, Josiane G. Corpo letivo: sinais sobre improvisação e dança na

escola. 2009. Monografia apresentada como pré-requisito para conclusão do Curso de Especialização em Corpo e Cultura: ensino e criação, Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática

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(Org.). Lições de Dança. 1. ed. Rio de Janeiro: UniverCidade, 1999, v. 1, pp. 11-24.

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações