A Dança Moderna e o Movimento Expressionista Alemão

  • Maria Albertina S. Grebler

Resumo

Explora conexões entre a corrente Expressionista e a Dança Moderna. O
Expressionismo na pintura se definiu como uma arte antiburguesa, popular e
mística em que o psiquismo ocupa o lugar do racionalismo. Esse movimento
desenvolveu um discurso que se opôs à lógica vigente na cultura e nas artes e
assim contaminou as vanguardas artísticas na Alemanha, disseminando-se por
meio de suas associações, manifestos, exposições e publicações que
divulgaram amplamente suas ideias nos anos que precederam a Grande
Guerra. No seu ideário estava a compreensão da arte como uma espécie de
necessidade interior que confina a existência do sujeito ao campo subjetivo, e
relaciona a criação diretamente ao fazer surgir uma presença do inconsciente
em que o imaginário se encontra selado. A nova arte da Dança Moderna
também tomaria alguns de seus preceitos, sobretudo o modo de pensar da arte
como expressão de uma “necessidade interior”, um pensamento que liberou os
criadores das restrições das tradições artísticas. Do mesmo modo que a forma
externa limitava a pintura pela obrigação da representação, o
acompanhamento musical e o uso de movimentos mediados pelo vocabulário
fixo da técnica do Ballet constrangiam a dança.

Referências

BERGHAUS, Gunther. O Expressionismo no teatro: interpretação, cenografia e dança. Tradução Antonio Mercado. In: O percevejo, Revista de Teatro, Crítica e Estética. Uni Rio-RJ. Ano 5. N. 5, 1997.

COHEN, Sarah R. Art, dance and the body, in the french culture of the ancient regime. NY: Cambridge U Press, 2000.

GUILBERT, Laure. Danser avec le Troisième Reich, les danseurs modernes sous Le nazisme. Bruxelas: Ed. Complexe, 2000.

KANDINSKY, Wassily. Du spirituel dans l’art Et dans la peinture en

particulier. Colection Folio Essais. Cher: Denoel, 2011.

LAUNAY, Isabelle. À la recherche d’une danse moderne. Rudolph Laban-

Mary Wigman. Paris: Chiron, 1996.

LOUPPE, Laurence. Quelques visions dans le grand atelier. In: Nouvelles de Danse. Bruxelas, 36/37, pp. 11-32, outono-inverno 1998.

PRESTON-DUNLOP, Valerie, PURKINS, Charlotte. Rudolph Laban – The

making of Modern Dance. Dance Theater Journal. Londres, vol. 7, n. 3, pp.

-16, inverno de 1989.

SCHWARTZ, Elizabeth. Les trames architecturales du mouvement chez Rudolf Laban. In: Nouvelles de Danse. Bruxelas, n. 42-43, pp. 39-55, primaveraverão 2000.

WOLF, Norbert. Expressionisme. Colônia: Taschen, 2004

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações