Dança: demandas geradas pela heterogeneidade

  • Luciana Paludo

Resumo

No segundo ano de pesquisa, em observação às práticas docentes realizadas,
de onde se recolhe o material empírico, percebe-se que a composição
coreográfica tem sido um dispositivo no processo de ensino e aprendizagem da
dança. Um fator tem se pronunciado como determinante neste processo: o
quanto os processos de criação em dança conferem subsídios nos
procedimentos em sala de aula, sejam eles com o foco nas técnicas corporais,
na composição coreográfica ou na improvisação. Este artigo se propõe a
realizar uma síntese da propriedade de repartir experiências, fator que
permeará a escrita da tese de doutoramento, cujo objeto central visa
problematizar e compreender o processo de composição coreográfica como
parte primordial na construção de um corpo para a dança (no que se refere ao
indivíduo); e como fator de aprender a lidar com a heterogeneidade (no
trabalho em grupo).

Referências

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DERRIDA, Jacques. Palavra! Instantâneas filosóficas. Madri: Trotta, 2001.

ICLE, Gilberto. Pedagogia teatral como cuidado de si. São Paulo: Adelardo

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RODRIGUES, Eliana. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não

estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações