O percurso metodológico como campo de criação para o artista-pesquisador

  • Lilian Vilela

Resumo

Este texto aborda um recorte de uma tese de doutorado realizada no
Laborarte/UNICAMP, com foco central na história de vida artística de Denise
Stutz, uma bailarina que encarna as transformações estéticas da dança
contemporânea brasileira, desde a década de 1970 até os dias atuais. O
recorte aqui tratado refere-se aos procedimentos metodológicos realizados na
pesquisa; um caminho criado com estratégias de análise independentes entre
si, aliadas e superpostas formando um só corpo de investigação. O percurso
metodológico foi desenvolvido durante o próprio pesquisar e abrangeu os
processos da transcriação das narrativas orais de Denise Stutz junto às
análises de movimento e às análises de espetáculo das narrativas cênicas de
suas obras de referência. Tratar a metodologia como criação e, portanto,
aberta e imprevisível, permitiu uma forma de pesquisar academicamente
levando em conta a natureza criadora do artista-pesquisador aproximando os
campos da arte e da investigação teórica acadêmica.

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações