Reconectando Corpo e Alma: sobre o processo de improvisação e criação em dança

  • Paulo José B. Pereira

Resumo

“Ver, Ouvir, Movimentar-se” apresenta dois métodos de improvisação da
dança, descrevendo cada fase de cada um dos métodos passo a passo.
Ambos os métodos se baseiam no uso de material musical. A primeira parte da
exploração gradativa dos movimentos do corpo, com uma complexidade
crescente, apoiada na exploração da estrutura da peça musical, do seu
aspecto mais simples até o mais elaborado. A análise musical proposta
acontece, porém exclusivamente por meio do ouvir direto e concreto da peça
musical, e não a partir de um conhecimento prévio da teoria musical
convencional. O segundo método começa com uma improvisação
completamente livre sobre uma peça musical, e se desenvolve para dentro de
uma improvisação estruturada, em conexão com aspectos estruturais tanto do
movimento quanto da música, com a qual se está trabalhando, para terminar
novamente com outra improvisação completamente livre. Esta última
improvisação livre acontece como o resultado da tomada de consciência por
experimentação das estruturas pertinentes, de sua assimilação e, finalmente do
desprender-se delas, de seu abandono.

Referências

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações