Dança e Movimento na Formação de Professores de Artes

  • Carolina R. Andrade
  • Cinthia M. F. ARIOSI

Resumo

O presente estudo consta de uma análise nos currículos dos cursos da
Universidade Estadual Paulista – UNESP Artes-Teatro (Campus São Paulo) e
Educação Artística (Campus Bauru) no tocante à presença dos conteúdos
relacionados à dança e à educação do movimento na formação de professores.
Para a coleta de dados foi realizada pesquisa em documentos dos órgãos
oficiais de educação do Brasil, tais como Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (Lei no 9.394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais e
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (volume 3), Diretrizes
Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica,
Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais,
currículos dos cursos, e levantaram-se algumas reflexões sobre a presença
dos conteúdos relativos ao movimento na formação dos professores. O foco de
nossa discussão é o aspecto curricular da formação docente, uma vez que foi
analisado se a linguagem corporal — movimento — é contemplada na
orientação legal e consequentemente na prática formativa, principalmente no
tocante às práticas artísticas como fundamentais, para a formação docente.
Para tanto foi considerado que há espaço para a vivência de atividades
artísticas na formação do professor e esta será a base da atuação docente.

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações