O desenvolvimento de processos criativos em dança no ensino superior: uma discussão a partir da noção de experiência

  • Rita Ferreira de Aquino
  • Denise Coutinho

Resumo

Discussão dos componentes curriculares que objetivam o desenvolvimento de
processos criativos em cursos de ensino superior em dança no Brasil. Tais
componentes explicitam o cruzamento de dinâmicas do campo artístico com o
ambiente acadêmico. Apresentariam, portanto, espaços para experiências
artísticas em que é possível vivenciar o fazer como algo que acomete o sujeito,
expondo-o de modo a reinventar a si mesmo. Identifica-se como problema o
fato de que os agentes envolvidos no contexto frequentemente ocupam
posições conservadoras, reduzindo-o ao tratamento de conteúdos em estrutura
disciplinar. A hipótese é que a condição de experiência possa se potencializar
pelo deslizamento de papéis usualmente desempenhados em direção ao
estabelecimento de relações de colaboração artística e, consequentemente, de
emancipação.

Referências

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações