Imagem, percepção e tempo em Nazareth

  • Siane Paula de Araújo
  • Olga Valeska

Resumo

Este trabalho analisa, à luz da semiótica peirceana, as diferentes
temporalidades percebidas na composição do espetáculo Nazareth, do Grupo
Corpo Cia de Dança, em vídeo. A obra representa uma tradução da vida do
compositor carioca Ernesto Nazareth e de algumas de suas obras —
adaptadas por José Miguel Wisnik — junto às referências da literatura de
Machado de Assis para a dança. Retrata um período histórico brasileiro
republicano do início do século XX transposto em modernas tecnologias da
contemporaneidade. A cada novo olhar, seu conteúdo audiovisual permite
estabelecer interpretações e impactos diferenciados mesclando passado,
presente e futuro e integrando corpos virtuais em imagens diversas e sons
dentro de um único ambiente de informação digital.

Referências

CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras metas: ensaios de teoria e

crítica literária. 2ª Ed. Petrópolis: Nosso Tempo, 1970, p. 24.

GRUPO CORPO CIA. DE DANÇA. Nazareth. Direção geral: Pedro

Pederneiras, Coreografia: Rodrigo Pederneiras. Música: José Miguel Wisnik sobre a obra de Ernesto Nazareth. Belo Horizonte: Grande Teatro do Palácio das Artes, 1995. Vídeo DVD (39 mim.), widescreen, color.

KATZ, Helena. Os primeiros 25 anos deste corpo. São Paulo: Revista Estudos Avançados; volume 14, número 40, dezembro de 2000, 311-328p. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142000000

>. Acessado em: 05 jul. 2011.

KIEFER, Bruno. Música e dança popular: sua influência na música erudita. 3ª Ed. Porto Alegre: Movimento, 1990, p. 47.

PAZ, Octavio. El arco y la lira. el poema, la revelación poética, poesia e

história. México: Fondo de Cultura Economica, 1956, p. 32.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 4ª Ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 1987, pp. 3-31.

SANTAELLA, Lucia & NOTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.

REIS, Sérgio Rodrigues. Rodrigo pederneiras e o grupo corpo: dança

universal. São Paulo: Imprensa Oficial, 2008, p. 73.

VALESKA, Olga. Dança e linguagem: a semiótica como via de acesso. In: IX Seminário Nacional de Dança Contemporânea da UFMG, dezembro de 2010, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: PRODAEXEEFFTO/ UFMG, 2010. Pp. 91-99. 1 CD-ROM.

WISNIK, José Miguel. O interesse pela dança foi despertado em mim por eles. São Paulo: Revista Estudos Avançados, vol.14 n. 40. Set./Dez., 2000.

Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142000000300024>. Acessado em 15 Mar. 2010.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações