Entre memórias e personagens: o caso das Companhias profissionais de Dança da cidade do Rio de Janeiro (1970-1990)

  • Isabela Maria A. G. Buarque
  • Andréa Lopes

Resumo

Pensar em estudar a dança a partir de prerrogativas históricas e de memória
ajuda a entender as configurações do campo profissional em dança, amplia as
visões, estabelece diálogos e fomenta discursos e saídas para os principais
desdobramentos. A memória das companhias de dança profissionais no Brasil,
que foram criadas em sua maioria na cidade do Rio de Janeiro, pode
apresentar panoramas e conflitos, fazendo o diálogo com os conceitos e
discursos elaborados no campo. Assim, a fim de perceber as primeiras
manifestações de grupos profissionais em dança na cidade do Rio de Janeiro
buscando suas memórias, o aprofundamento nas décadas de 1970, 1980 e
1990 permitiria mergulhar na história de uma construção de campo profissional
em dança, que no Brasil teria mesmo seus primeiros passos profissionais a
partir da década de 1970. Somente na década de 1980 o campo profissional se
estabelece. Nesse momento podem-se perceber as primeiras manifestações
mais concretas no sentido de ações para o reconhecimento deste campo e dos
atores envolvidos. Entender como e por que a cidade do Rio de Janeiro foi
fundamental nesta construção do profissionalismo em dança é importante para
mapear a trajetória profissional da dança no Brasil e buscar suas memórias de
forma a entender não somente como a dança se profissionalizou, mas como o
espaço no qual ela ia se inserindo era propício para tal. As décadas
apresentadas são relevantes para a cultura brasileira, especialmente para a
produção artística, o que trouxe ganhos e perdas aos diversos campos das
artes e suas manifestações. O objetivo central deste estudo é investigar a
memória das companhias de dança do Rio de Janeiro, analisando seus
discursos para construção do campo profissional em dança, buscando as
permanências e inovações no estabelecimento deste campo. Neste projeto, o
foco de estudo são as companhias de “dança cênica contemporânea”
(SIQUEIRA, 2006), criadas e residentes no Rio de Janeiro, aquelas cujos
grupos se organizam para ter como resultado de um processo um espetáculo a
ser veiculado.

Referências

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações