Antropologia da Dança: um campo teórico e metodológico em consolidação, no Brasil

  • Giselle Guilhon Antunes Camargo

Resumo

A presente comunicação tem por objetivo apresentar o campo epistemológico
da Antropologia da Dança à comunidade de pesquisadores de dança da
ABRACE, revelando-a como um campo teórico e metodológico em processo de
consolidação no Brasil. Durante muito tempo, a Antropologia tratou a “dança”
— em comparação com outros elementos da cultura, considerados mais
essenciais, como um fenômeno supérfluo de observação. Mas graças aos
esforços de alguns pesquisadores — Franz Boas, Gertrude Kurath, Adrienne
Kaeppler, Joan Kealiinohomoku, Annya Peterson Royce, Judith Lynne Hanna,
Suzanne Youngerman, entre outros — reconheceu-se, finalmente, que um
estudo mais sistemático da dança é de fundamental importância, não apenas
para a compreensão da mesma em seu contexto cultural, como também e,
principalmente, para o entendimento da estrutura mais profunda da sociedade
na qual está inserida. A partir de uma revisão detalhada das contribuições
desses pesquisadores, pretendo apresentar, em linhas gerais, algumas
orientações teóricas da disciplina.

Referências

BOAS, Franz. Dance and Music in the Life of the Northwest Coast Indians of North America. In: The Function of Dance in Human Society. New York:

Boas School, 1944.

HANNA, Judith Lynne. To dance is human. Austin and London: University of Texas Press, 1979.

KAEPPLER, Adrienne. Dance and the Concept of Style. In: Yearbook for

Traditional Music, Vol. 33, 2001: pp. 49-63.

KAEPPLER, Adrienne. La danse selon une perspective anthropologique. In: Nouvelles de Danse, 34/35, Danse Nomade: regards d’anthropologues et d’artistes. Bruxelles: Contredanse, 1997 [1978]: pp. 24-46.

KEALIINOHOMOKU, Joan. A Comparative Study of Dance as a Constellation of Motor Behaviors among African and United States Negroes. In: Reflections and Perspectives on Two Anthropological Studies of dance, CORD, Res. Ann., 7, 1976 [1960]: pp. 1-179.

KEALIINOHOMOKU, Joan. Une anthropologue regarde le ballet classique

comme une forme de danse ethnique. In: Nouvelles de Danse, 34/35, Danse Nomade: regards d’anthropologues et d’artistes. Bruxelles: Contredanse, 1997[1970]: pp. 47-67.

KURATH, Gertrude. Prokosch. A choreographic questionnaire. In: Midwest Folklore, 2 (1), 1952: pp. 53-55.

KURATH, Gertrude Prokosh. Choreology and Anthropology. In: American

Anthropology, 1958: pp. 177-179.

KURATH, Gertrude P. Research Methods and Background of Gertrude Kurath In: New dimensions in dance research: Anthropology of Dance, CORD. Res. Ann. 6, 1972: pp. 35-43.

ROYCE, Annya Peterson. The Anthropology of Dance. Bloomington: Indiana University Press, 2002.

YOUNGERMAN, Suzanne. Method and theory in dance research: an

anthropological approach. Yearbook of ICTM, 1975: Ed. Bruno Nettl, 7: pp. 116-133.

ZEMP, Hugo. Para entrar na dança. (Introdução) In: Les Danses du Monde [livro-disco]. Coleção CNRS, Musée de l’Homme, 2010: pp. 3-25. (Tradução livre: Maria Acselrad)

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações