O método BPI e a Harmonia dos afetos: olhando as relações intrapessoais do intérprete

  • Flávio Campos
  • Graziela E. F. Rodrigues

Resumo

Este artigo dá continuidade aos estudos sobre a Harmonia dos Afetos no
método BPI. Pretende-se descrever a metodologia utilizada no projeto de
mestrado em andamento, bem como apresentar os resultados alcançados até
o presente momento. Tendo como ponto de partida as relações intrapessoais
vivenciadas pelo intérprete no processo proposto pelo BPI, intenta-se discorrer
sobre a importância do contato do intérprete com ele mesmo na criação cênica
e na formação do bailarino-pesquisador-intérprete. Ao analisar esta relação, o
caráter sistêmico deste Método é reafirmado, já que o ato de o intérprete
revelar-se a si mesmo está diretamente relacionado e é ampliado pelo seu
contato com o outro. Assim, este trabalho apresentará uma reflexão que indica
as relações afetivas, de caráter inter e intrapessoais, como o elemento
fundamental para a expressividade cênica vislumbrada pelo método BPI.

Referências

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações