Jaques Corseuil e a construção de um pensamento em dança

  • Beatriz Cerbino

Resumo

Em textos publicados em periódicos como Ilustração Brasileira, Brasil Musical,
Rio e Correio da Manhã, na primeira metade do século XX, o jornalista e crítico
de dança Jaques Corseuil construiu não só um pensamento legitimador da
dança, como também afirmou a necessidade de elaborar uma identidade
nacional por meio do balé. Na pesquisa desenvolvida sobre Corseuil, seus
textos foram divididos em três tipos: matérias, críticas e perfis de bailarinos.
Essa tipologia permite entender como o crítico construiu sua carreira e as
diferentes frentes de diálogo que estabeleceu com seu público leitor. Essa
comunicação objetiva, a partir de referenciais teóricos da história cultural,
apresentar uma reflexão acerca da produção crítica de Corseuil e como sua
percepção acerca da dança cênica contribuiu para a discussão do que então se
chamava bailado nacional.

Referências

CERBINO, Beatriz. Críticas de dança: considerações preliminares,

aproximações possíveis. In: NORA, Sigrid (org.). Temas para a dança

brasileira. São Paulo: Edições SESC SP, pp. 19-40, 2010.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.

CORSEUIL, Jaques. Por que Verchinina não fica no Rio? In: Correio da

Manhã, 25 de julho de 1954.

______. A temporada nacional de bailados. In: Ilustração Brasileira, outubro de 1946, pp. 24, 25 e 40. 1946.

______. Dois artistas do ballet. In: Ilustração Brasileira, julho, pp. 10-11, 1946.

______. A temporada do ballet russo. In: Ilustração Brasileira, julho, p. 40, 1944

MAUAD, Ana Maria (2008). Poses e flagrantes: ensaios sobre história e

fotografias. Niterói: EdUFF.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História – Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História do Departamento de História da PUC-SP. nº. 10, 1993.

PEREIRA, Roberto. A formação do balé brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2003.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações