Nos espaços do entre: refletindo sobre um processo de criação cênico-coreográfico

  • Márcia Strazzacappa

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre um processo de criação realizado em 2010
sobre o tema “entrelugares do corpo e da arte”, em que se misturaram artistas da
dança e pesquisadores acadêmicos que transitaram entre dois espaços culturais
independentes (Tugudum de Campinas/SP e Centro Meme de Porto Alegre/RS); e
um grupo de pesquisa universitário (Laborarte - Laboratório de Estudos sobre Arte,
Corpo e Educação/UNICAMP). As participantes eram todas egressas das primeiras
turmas de graduação em dança da Unicamp, porém, com formações e atuações
distintas, que englobavam os campos artísticos (atuação, coreografia, direção
teatral) e educacionais (docência nos níveis fundamental e superior). Como articular
estes diferentes campos de formação e atuação em uma proposta cênicocoreográfica?
- foi a primeira questão levantada. O espetáculo teve a direção
artística de Paulo Guimarães, figurinos de Helô Cardoso e paisagem sonora de
Dalgalarrondo. Ao se pensar os entrelugares do corpo e da arte, questionamos os
diferentes papeis assumidos pela mulher/artista na atualidade. Verificamos que os
arquétipos da mulher selvagem (ESTES, 1994) podem ser ressignificados na mulher
contemporânea. Partindo-se do princípio de que toda criação tem um fundamento
autobiográfico (SALLES, 2004), o espetáculo tem momentos nos quais são
narrradas histórias vividas e sonhos, mesclando-se real e imaginário. São várias as
linguagens presentes em cena, ao se trabalhar com textos literários e autorais;
cantigas populares de domínio público e percussão. O espetáculo estreou em
agosto (2 Seminário Internacional de Educação Estética) com o título “Sobre
mulheres e lobos” e foi apresentado em Porto Alegre/RS, São Carlos/SP e Natal/RN,
quando se deu início à terceira etapa do projeto, em que uma artista da dança local
foi integrada na coreografia narrando um conto local. Esta terceira etapa do projeto
visa promover tempos de encontro, incentivando o diálogo entre artistas,
pesquisadores e instituições de ensino, sobretudo as que acabaram de abrir
graduações em dança, e divulgar outras formas de se construir conhecimento em
arte e saberes do/no corpo.

Referências

ESTES, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos, Editora Rocco, São Paulo, 1994.

SALLES, Cecília. Redes de Criação - construção da obra de arte, Editora Horizonte, são Paulo, 2006.

STRAZZACAPPA, Márcia e MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência – a

formação do artista da dança. Papirus, 2006, 1a edição.

STRAZZACAPPA, Márcia. Daquilo de que somos feitos. IN. ALBANO, Ana Angélica e STRAZZACAPPA, Márcia (org.). Entrelugares do corpo e da arte. Anais do 2o Seminário de Educação Estética. Editora da Faculdade de Educação, 2011 (no prelo)

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações