O que se entende hoje por teatro político no Brasil?
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise crítica do que seria um teatropolítico, com base em teorias de Bertolt Brecht, Frederico Irazábal, Jorge Dubatti,
Sérgio de Carvalho, Theodor Adorno, e de sua realização prática na cena teatral
brasileira atual. Esses teóricos trazem diferentes ideias sobre qual deve ser a
relação do teatro tanto com macro quanto com a micropolítica e sobre a forma que o
teatro político deve assumir. Essas teorias são usadas como base para pensar
produções do teatro brasileiro atual que buscam estabelecer uma relação entre a
arte e a sociedade. Especificamente, as produções teóricas e dramatúrgicas da
Companhia do Latão, e de seu diretor Sérgio de Carvalho, e o trabalho do Teatro da
Vertigem servem de exemplos desse tipo de teatro. A Companhia do Latão,
existente desde a década de 1990 em São Paulo, estabelece uma relação com a
produção teórica e dramatúrgica de Bertolt Brecht, e busca, por meio do teatro,
propor uma reflexão crítica sobre a sociedade atual. O Teatro da Vertigem, também
existente desde a década de 1990 em São Paulo, procura em seus trabalhos uma
relação dramatúrgica e cênica com espaços não convencionais da cidade, criando
espetáculos de intervenção urbana. Ambos os grupos trabalham com processos
colaborativos, numa relação mais democrática entre os artistas. O teatro político
pode então ser entendido tanto como um tipo de arte que se propõe a ser
ferramenta a serviço de uma transformação social, e que estabelece uma relação
histórica, como no caso da Companhia do Latão, quanto também como uma
possibilidade de abrir brechas na percepção automatizada do espectador e criar
novas zonas de subjetivação, como é o caso do Teatro da Vertigem.
Referências
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